ENERGIA KARINA
ENERGIA KARINA

HISTÓRIA DA KARINA



Atleta profissional, nutricionista e professora de Educação Física, Karina se dedicou com afinco ao que sempre foi a sua paixão, o esporte! Em especial, o vôlei.


Vôlei de Praia


Iniciou sua trajetória nas quadras, no Flamengo e depois pelo Bradesco vivenciou aqueles momentos mágicos do voleibol no Maracanãzinho.

Vôlei de Praia


Vôlei de Praia


Nas areias foi uma das pioneiras do esporte no Brasil, jogando os primeiros torneios amadores com a parceira Helena Pacheco em Copacabana.

As primeiras Copas Itaú, os eventos Verão Vivo da Band e as primeiras etapas do Circuito Banco do Brasil em 1992 jogou com a parceira Claudia Lupion.

Vôlei de Praia


Em 1993 foi chamada pela Jackie Silva, que jogava na AVP nos Estados Unidos, para jogar o primeiro torneio oficial do Circuito Mundial de vôlei de praia, momento histórico pois foi naquela arena também em Copacabana que a FIVB validou a participação da modalidade nos Jogos Olímpicos.

Como a Jackie voltou para a Califórnia, Karina, por indicação do treinador Jacques Neto vendo grande potencial, convidou a então jogadora de quadra Sandra Pires para começar a treinar com ela nas areias da Escola de Educação Física na Urca.

Vôlei de Praia


O sucesso da parceira Sandra na areia foi tanto que a Jackie a chamou no final do ano para ir aos Estados Unidos iniciar os treinamentos do ciclo olímpico que culminou com o nosso primeiro ouro em 1996. Karina brinca que tem uma pontinha desta medalha histórica.

Na busca por nova parceria, Karina formou dupla com Renata Palmier e foram campeãs brasileiras e sul-americanas.

Vôlei de Praia


Após 2 cirurgias de joelho, em 1998 finalizou precocemente a carreira ao lado de Adriana Bento.

Voltou a atuar como nutricionista, mas não demorou a se dedicar ao vôlei novamente, fundando com a sócia Vera Hanhoerster em 2000 a Escola Set Point, na Praia da Urca e do Leme.

SetPoint

SetPoint

SetPoint

Durante 7 anos coordenou o núcleo Forte do Leme do Projeto Esporte em Ação, um projeto socioesportivo do Instituto Compartilhar, presidido pelo Bernardinho.

Instituto Compartilhar

Instituto Compartilhar

Instituto Compartilhar

Há 12 anos coordena em janeiro a Colônia de Férias do Forte do Leme, para cerca de 400 crianças, envolvendo 120 profissionais.

Colônia do Leme


Colônia do Leme


Convidada pela Dora Castanheira integrou a equipe do Transforma, programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, realizando inúmeros eventos e capacitações esportivas.

Em 2018 e 2019, ainda se recuperando do tratamento, fez os cursos de treinadores de vôlei de praia do Instituto Olímpico Brasileiro, à nível de pós-graduação.

Todo ano participa como atleta com o time das Migas da competição nacional Master realizada na CBV em Saquarema reunindo mais de 180 times de várias idades.

Master Saquarema


Por trás do uniforme de atleta se sobrepõe a figura de um ser humano que personifica a coragem, o amor e o espírito colaborativo. Uma atleta guerreira, inspiradora e sempre feliz, que projeta uma luz tão brilhante quanto é o seu coração de humanidade.

E não pára por aí, ainda tem outra paixão, o cultivo orgânico e o amor à natureza, já tendo plantado centenas de árvores. É o que lhe move a querer ficar boa logo pra continuar este legado!

Vôlei de Praia